
Eu sou apaixonada pela história desse projeto e sua temática inspiradora sobre a força dos vínculos familiares & o passar do tempo.
Que ideia!
Em agosto de 1974, em um encontro familiar, o fotógrafo Nicholas Nixon capturou uma imagem de sua esposa Bebe com as três irmãs. Insatisfeito com resultado, no ano seguinte repetiu a imagem, que acabou dando origem a uma espécie de rito anual.
Sempre alinhando na mesma ordem as irmãs Heather, Mimi, Bebe e Laurie, dispostas da esquerda para a direita, e capturando a imagem sob luz natural, em preto e branco, e também utilizando sempre o mesmo formato de foto.
Assim nascia o projeto Nicholas Nixon: The Brown Sisters, um instigante trabalho que dialoga sobre o passar do tempo, os laços familiares e as relações humanas.
Em 1999, a série reunindo as 25 primeiras imagens foi exposta no Moma (Museu de Arte Modernas) em New York. Depois disso, esteve no Harvard University’s Fogg Museum, no Museum of Fine Arts em Boston, e na National Gallery of Art em Washington, para citar alguns. Em 2014, reunindo as fotos feitas ano a ano ao longo de quatro décadas, o MOMA, o Museu de Arte Moderna de New York, lançou livro e fez exposição celebrativa aos 40 anos do projeto.