No maior clima ‘vale a pena ver de novo’, eu e Guilherme Salviano, aka Astrólogo de Plantão, fizemos novo facetime e analisamos as protagonistas de Mulheres de Areia, que está reprisando no Canal Viva.
Como não lembrar de Ruth e Raquel? A boa e a má?
Pois bem, pra começo de conversa, nosso querido Astrólogo derrubou este conceito. Pra ele, a querida e equilibrada Ruth mostra o lado sombrio da força do signo de Libra no momento em que se faz passar por Raquel perante a família.
– É o lado reativo do Libra que, ao ser provocado ou querendo recuperar o que é dele – nesse caso, o amor – fica irado e vai atrás. É o eixo Áries-Libra – pondera Guilherme.
Pra você entender, as duas sofrem um acidente onde a vilã Raquel, que havia roubado o amor da doce Ruth, é dada como desparecida. E Ruth faz a família e todos pensarem que ela é Raquel, para estar ao lado do seu amor mais uma vez. Tão novela isso, né não!?
Lembre que todo signo representa uma força arquetípica. E, como tal, tem um lado luz e outro nem tão iluminado assim. Quando não estamos conscientes (na luz), automaticamente nos deixamos ser comandados pelo lado sombrio (inconsciente) associado ao signo oposto. No caso de Ruth e Raquel, o eixo Áries-Libra.
Aliás, o extremo do arquétipo/força Áries e seu regente Marte são fortemente utilizados na composição da personagem Raquel. Ela faz barraco para tudo, é explosiva, agressiva, provocativa, competitiva e tem forte energia yang/masculina. O que também representa falta de consciência de Áries quanto ao desafio que ele tem de conquistar seu equilíbrio e sua máxima potência integrando a harmonia, o ponderar e o respeito ao outro da força Libra, seu oposto na gangorra cósmica das forças formativas da vida.
Pra completar, a personagem ainda tem pitadas de luz e sombra de Escorpião, pois é estratégica e vingativa. E fortes referências leoninas, lembra Guilherme. O cabelo, a vestimenta às vezes ofuscante, chamativa e em tons vermelhos , assim como o escarlate do batom nos remetem ao signo de Leão. E ainda a paixão (palavra super leonina) pelo luxo, a riqueza e a ostentação. Tudo muito dark side de Leo.
Outra forte referência, dessa vez presente em ambas, é a do arquétipo geminiano. Elas são manas, gêmeas , uma assume o papel da outra, pregando peças e enganando a alguém ou a todos. Coisas que Mercúrio, o planeta regente dos gemináceos, ADORA fazer! Antes de Ruth assumir seu papel, Raquel já havia feito isso – ela se passara pela mana boazinha para conquistar e casar com o então namorado de Ruth.
Aff, Meu Deus!!
Novela é uma confusão mesmo, né não? Fiquei zonza só de escrever – imagina você aí, lendo tudo isso sem conhecer a novela. Melhor mesmo ficar por aqui. Obrigada, Guilherme, por mais essa confabulação astral sobre personagens que não esquecemos.
Post atualizado em Novembro de 2020.
23 dezembro 2017 @ 10:58
Nossa, onde eu estava que não li isso na época da novela? Que por sinal, minha favorita! Achei isso muito legal. Sempre fiquei curiosa querendo saber qual signo seria das gêmeas. rsrs porque adoro elas. Obrigada!!! Eu gostaria de saber qual signo seria o da personagem Ruth quando ela não está se passando pela irmã. Uma curiosidade minha. Bjs
24 dezembro 2017 @ 15:58
Oi, Lucimara! Que legal saber que você curtiu esse post! Eu adoooro fazer essas análises! 🙂 Bem, a Ruth é muito Libriana! Mas mostra o lado sombra (e não luz) do signo oposto ao seu – que é Áries – quando se faz passar pela irmã. Acredito que essas duas personagens sejam um ótimo exemplo pra mostrar como um Mapa Astral revela nossas potencialidades, e as muitas possibilidades. Como vamos vivê-las e despertar/usar esses potenciais depende da consciência nossa, das escolhas que vamos fazendo e ações e atitudes nossas. 🙂 Bjs!