Post atualizado em Novembro de 2020.
O arquétipo de Escorpião está associado ao mistério e profundidade da vida. A capacidade de observação cirúrgica, a inteligência aguçada, astuta e inquiridora. As antenas extremamente sintonizadas com as correntes energéticas, que captam o que não é dito em palavras, e leem as intenções e os sentimentos que flutuam entre as pessoas e nos ambientes.
A energia que nos sintoniza com os ciclos da vida, que sabe identificar começos, meios e finais de cada coisa do universo. E se prepara para viver metamorfoses, transformações, transmutações, regenerações, processos alquímicos. Para que o processo da vida siga seu fluxo natural se renove, não morra.
Em excesso, essa força leva à manipulação emocional e até à autodestruição, obscurecidos pela ilusão de poder e controle. Seu equilíbrio se encontra na força/arquétipo de Touro, na conexão com o que se cria na terra, no cuidado com o que se produz e manifesta aqui.

ARQUÉTIPOS DE ESCORPIÃO
Escorpião é Água Fixo. É símbolo da conexão visceral, profunda, com os sentimentos, especialmente os difíceis, com os instintos de sobrevivência, com os fluxos e ritmos da vida. Da força alquímica, da intensidade da fusão do que era apenas associação e leva ao partilhar de maio intimidade (o que o sexo simboliza). Do desapego emocional do que findou/morreu. Da intensidade da transmutação. Entende agora a associação desse signo com sexo? E com a morte? E com a Fênix? São arquétipos seus:
> Alquimista
> Maga/Bruxa
> Shaman
> Curador Psíquico
> Detetive/Investigador
> Pesquisadora
> Cirurgião
Sem a consciência e integração da força/arquétipo de Touro, a capacidade de desapego emocional e a conexão com a energia metafísica fica excessiva e se torna destruição (de si mesmo ou do outro), controle e imposição da própria vontade.
> Bruxo que faz mau uso do poder
> Manipuladora
> Extremista
> Compulsiva/Addict
> Agente Duplo> Vampiro
> Femme Fatale/Don Juan
Personagens da cultura pop com arquétipos de Escorpião



