Trânsito? Vá de respeito & convívio

convivio

Compartilhar. Uma palavrinha linda que deveríamos adotar para além das fotos, vídeos e postagens em rede social. Uma consciência e uma atitude de respeito que deveria nos acompanhar todos o dias quando vamos para a rua – um espaço compartilhado por gente como eu e você. Por pessoas. Seja como pedestre, motorista ou  ciclista.

Independente do meio de transporte, quem o conduz é sempre um ser humano. E por isso, se queremos melhorar de fato o trânsito, um bom começo é incentivar a coexistência, o convívio entre as diferentes formas de se locomover.  E isso começa com  consciência de que o motorista deste instante é o pedestre ou ciclista de logo mais. Dessa percepção, nasce o respeito tão imprescindível ao convívio no trânsito hoje.

Pois quem tem essa proposta em seu core é o projeto Gramado de Bicicleta. Seu objetivo é incentivar o compartilhamento da mesma via de rolamento. E antes que você saia dizendo que isso é descabido, reflita um pouco.

Dirigindo, pilotando, pedalando, cavalgando, enfim, conduzindo qualquer meio de transporte, sempre existe um ser humano, uma pessoa que é também pedestre.  E isso, por si só, defende Tela Tomazeli, criadora do Gramado de Bicicleta, já sinaliza que somos todos pedestres, seres humanos, pessoas,  independente da posição que ocupamos por um determinado momento. Esta consciência, por sua vez,  gera respeito uns aos outros. E isso é o que de fato poderá nos conduzir à coexistência, ao convívio, ao compartilhamento de espaço e vida – um primeiro passo para melhorar o trânsito.

Muito lindo, não?

“Ou vivemos em guerra ou aprendemos a conviver, cedendo e respeitando-nos. Eu fico com a segunda opção pelo simples motivo de que Gramado consegue fazer isso”,  propõe Tela à comunidade. “Condutores de veículos a motor, cuidem de nossos moradores que utilizam a bicicleta, o skate e o patins. Condutores de veículos não motor e pedestres, prestem atenção e não abusem, vamos ajudar os motoristas a nos respeitarem. É uma cultura nova”, finaliza.

Bom se pudermos espalhar esse exemplo e essa consciência, não?

Uma primeira oportunidade será amanhã à tarde, no ‘Encontro Estadual 18 Anos de Código Brasileiro de Trânsito’, na Assembléia Legislativa gaúcha. À convite da Tela, irei representá-la e apresentarei o Gramado de Bicicleta e sua proposta no painel sobre Trânsito Sustentável.  #éPossível

Por fim, falar disso tudo me fez lembrar do desenho da Disney que compartilho abaixo.