Estamos tão acostumados a esperar algo do Ano Novo.
Tanto que, todo final de ano, é sempre a mesma coisa: nos perguntamos o que o novo ano nos trará.
Mas e se fosse o contrário…
Se o ano esperasse algo da gente. Se ele se perguntasse o que traríamos para ele.
Como seria? Como nos sairíamos? O que ele diria de nós ao final dos seus 365 dias?
Essa é uma pergunta que ando me fazendo.
Pois analisando o céu do ano que vem, creio que ele espera de nós ação com consciência do impacto que cada escolha nossa – mínima ou gigante – causa na vida sua, minha, de todos. No meio em que vivemos. No ambiente. No mundo.
Que sejamos austeros, que evitemos desperdício de recursos naturais, materiais e energéticos que causem o colapso da Terra, do meio ambiente e o nosso. E pra isso, vai ser mais duro, rígido e até restritivo conosco, se preciso for.
Ele espera de nós ação com responsabilidade e maturidade, e que arquemos com as consequências.
E se fosse uma pessoa, como seria 2020? E qual seria a sua história aqui?
Segui pensando nas características energéticas e arquetípicas de 2020 e (claro) criei uma narrativa pro perfil dele!
Imagino 2020 como um executivo da Vida SA, companhia com a qual sua firma individual, a Você, tem contrato de prestação de serviços. Uma parceria. Um relacionamento profissional – no caso aqui, desenvolvimento de consciência. Espiritual.
Então, esse executivo é um cara que traz com ele um novo sistema de gestão e de relação com os bens materiais, com a Terra, com o meio. Que entende que valor (e negócios) se constrói através de valores éticos, com responsabilidade e consciência. E que propõe mudar a maneira de se relacionar com a produtividade, com a criação de riqueza, com o Tempo.
Um cara com um olho na realidade presente, e o outro no que é necessário para garantir um futuro viável para a Vida SA, que está enfrentando uma de suas maiores crises justamente porque milhares de Você(s) não corresponderam às expectativas dos gestores anos anteriores.
Por isso mesmo, o board da VIDA SA escolheu um gestor mais austero, rigoroso, que cobra responsabilidade na mesma media em que dá oportunidade. Assim é 2020.
Um líder cuja essência é extremante pragmática, mas compassiva e responsável também. Que tem consciência que os meios utilizados para se conquistar algo são tão importantes (ou mais, até) que o objetivo conquistado em si, sim!
Que o caminho que vale a pena ser trilhado é o compartilhado, o que é bom para todos. Ainda que esse possa ser mais lento.
Que sabe que não é possível seguir utilizando um modelo que só exaure de recursos e energia e não retroalimenta a Vida, pois pode custar a própria Vida SA.
Que entende que se deixar dominar pelo medo, apegando-se a modelos ultrapassados que só esgotam a Vida SA e não a renovam, coloca em risco a própria Vida.
E que causa desconforto e estranheza ao propor mudanças que mexem tanto com as estruturas e paradigmas vigentes, nada sustentáveis e nem tão éticos. E provoca forte resistência da turma que prefere deixar tudo como está, apesar do risco iminente de catástrofe, da injustiça e destruição que ameaça a Vida SA.
Uma turma que, a fim de evitar que o novo se instale, acaba dando força a tudo que 2020 que evitar que aconteça: o colapso da Vida SA. E pra evitar essa tragédia, 2020 conta com Você.
Ele espera que você faça a sua parte do acordo.
Que Você não fique só na prosa e no papo, mas aja conforme o seu discurso, com a sua fala. E que faça isso com ética, consciência, responsabilidade e maturidade nesse contexto de incerteza, de desconfiança diante do novo, assim fortalecendo Você e a Vida SA.
Porque desta maneira, quando 2021, o próximo gestor chegar e, com ele, a mudança, efetivamente, Você terá feito a sua parte. E com isso, contribuído para o sucesso e não o declínio da Vida SA. E o seu.
Que seja lindo, pleno de consciência, gentil e leve, na medida do possível, seu encontro com 2020!
Feliz Ano, tod@s!
Imagem: Unplash
Assine a minha lista e receba Drops de Inspiração no seu email uma vez por semana. Assuntos relevantes, links interessantes & outras inspirações para esses nossos dias! Quer receber? Preencha seu email abaixo, assine a lista e pronto!