
Foi inspirador & inspirado demais participar do Clube Show Comportamento, programa no happy hour das quartas-feiras na Clube FM, rádio de Canela (RS).
Ao lado do psicólogo Alexandre Kury Port, do querido André Staehler, coordenador do Instituto Lei do Tempo no Brasil ), do radialista Bráulio Ricardo e do apresentador Cleyton Arghiropol, compartilhamos muitas ideias e pautas sobre ser & viver no mundo hoje.
Foram quatro meses de muitas trocas, onde dialogamos sobre os mais diversos temas envolvendo a essência humana e vida nossa. E dessas trocas, vários textos e reflexões nasceram. Como esse abaixo.
Metáforas são ótimos recursos para explicar conceitos e ideias.
Adoro!
E a elas recorro com muita frequência. Ultimamente, tenho utilizado bastante a da estação de rádio. Conhece?
Imagine que você é um aparelho de rádio. Se você tocar pagode, você vai atrair os fãs deste estilo, certo? Se rodar rock, atrairá roqueiros. Se tocar funk, as ‘poderosa’ e os ‘tigrão’. Country? Os cowboys. E assim por diante. Ou seja, a rádio que você sintonizar (a saber, suas crenças) vai determinar o tipo de público (situações e pessoas) que você irá atrair na sua vida. #fato
Portanto, se você não está gostando do que está rondando em sua vida, é hora de mudar de estação! Preste atenção e identifique qual a sua sintonia – porque é ela que está atraindo o seu público. Agora, o próximo passo. Nada de sair por ai afobado, buscando qualquer nova estação.
Primeiro, você deve definir o tipo de música que quer em sua vida. E, para isso, é preciso ouvir o som do seu coração. Esse é o seu verdadeiro ritmo, o seu compasso. No momento em que se conectar a ele, a mudança de estação automaticamente ocorre. E, consequentemente, o tipo de audiência que você atrai, também. 😉
Tão simples que nem parece verdade, não é?
Com essa metáfora da rádio, fica fácil compreender que, de fato, a mudança sempre começa dentro de nós. E que, sim, quando mudamos internamente, conseguimos plantar as sementes que vão mudar o mundo. E, sim, somos responsáveis por tudo que acontece no planeta.
Como assim?
Pensa comigo.
Se cada um de nós é um rádio, somos 7 bilhões de rádios no planeta. Se todos tocam músicas sobre a alegria, prazer, plenitude, amor, que tipo de ambiente teremos? Delícia de imaginar, não é? Da mesma forma, imagine 7 bilhões de rádios sintonizados na violência, na raiva, no desrespeito… Pobre planeta Terra, não?!
Então, meu bem, trate de ouvir o seu coração e ser feliz. Porque no final das contas, é disso que o nosso lindo planetinha azul precisa.
Foi um período alegre e rico de trocas e insights para textos e diálogos. Gracias, meninos! Por tanto e tudo que compartilhamos no happy hour do Clube Show Comportamento.
Imagem: Slava Bowman/Unsplash