Post atualizado em novembro de 2020
Doze heróis se encarando, seis de cada lado. Metade #teamCap, a outra metade #teamStark. Uma cena de Captain America Civil War que quando vi na hora pensei nos arquétipos dos 12 signos! Que herói/heroína cada um deles simboliza naquela cena que logo se tornou uma batalha cósmica pra mim?! Confere aí.

O herói de arquétipo libriano, com certeza! O bom moço que sempre busca a justiça, fazer o que é certo e defende – desde os primeiros filmes – o trabalho como time. Bonito e com ‘dentes brancos perfeitos’ que Tony Stark disse que adoraria quebra. #sqn

O arquétipo dele é tão leonino! E nem preciso explicar porquê. Mas vamos lá: ele ama ser o centro das atenções sempre. Usa uma roupa vermelha. E quando coloca o ego de lado e equilibra o excesso leonino com a força aquariana, ganhando consciência, usa toda a criatividade pra aquarianamente inovar e fazer um futuro melhor pra ele. Pra todos. Pro mundo.

O nome já diz tudo: Vision é herói de arquétipo aquariano. Da conexão com o futuro e o desprendimento em nome do que é melhor pro todos reforçam. Ah, e no eixo do zodíaco, o complemento de Leão é Aquário.E quem criou Vision? O cara de arquétipo leonino. 😉

Já o oposto de Libra é Áries. E o arquétipo ariano eu identifiquei no Winter Soldier. Primeiro, é soldado. Segundo, tirano e cruel quando no lado sombrio dessa força. Por fim, faz a dele sozinho, nem aí pros outros. Ah, e é o complemento do Steve Rogers, o cara de arquétipo libriano.

O arquétipo geminiano transborda todos os poros nele! Home Aranha fala e comenta toooooda a batalha com sua curiosidade juvenil. Arrancou ótimas tiradas dos demais heróis, tipo ‘Eu não sei se você já esteve numa luta antes, mas geralmente não tem tanta conversa‘, diz Falcon. ‘Foi mal‘ responde Spiderman.

Falando em Falcon, eis ele aí. Penso nele como um arquétipo sagitariano por suas asas, seu foco e sua ação movida pela ética. Suuper Sag. Maaaas, nessa cena, quando ele diz que alguém deve se sacrificar para que os outros possam vencer a batalha, com essa fala é toda do arquétipo pisciano.

Assim como nós, os heróis Marvel são compostos por uma soma de arquétipos. E Black Panther, tem vários! Um deles é o sagitariano. Porque ele é absolutamente ético, vindo de um dos lugares mais exóticos do planeta e ainda iluminado – afinal, não se deixa vencer pelo ego que pede vingança ao algoz de seu pai. Mas ele tem o arquétipo taurino por sua profunda conexão e respeito à natureza. Leonino pela realeza, e aquariano por toda o conhecimento high tech, que ele usa pra beneficiar o mundo ao invés de destruir seus inimigos. Não digo que todos temos os 12 signos?

O Coronel James Rhodes – ou War Machine – me remete ao arquétipo capricorniano. Porque ele representa o Estado e defende o status quo. A ordem estabelecida. Tem coisa mais Caprica que isso?

Clint Barton, Hawkeye, tem forte arquétipo sagitariano, com suas asas e flechas. Mas aqui o que predomina é o seu arquétipo canceriano. Porque ele é super family man, o único que ao chegar na batalha falando dos filhos e da família que deixou pra trás. E que faz isso pra ajudar sua outra família, os Avengers. So Cancer!

A agente Romanoff, a Viúva Negra, me faz pensar no eixo Touro-Escorpião. O arquétipo taurino se mostra na sensualidade, no poder de persuasão com sua lábia e a persistência e teimosia: ela não desiste da briga comprada até chegar ao fim. Custe o que custar. Tanto que só abandona Tony Stark e o deixa falando sozinho no final. Já o arquétipo escorpiano está nas muitas metamorfoses e disfarces, no preto de seus macacões e no fato de que ela é uma agente secreta e assassina, que manipula (escorpião) e seduz (touro) suas vítimas. Sabe quem mais faz isso? Manipular e seduzir? Vampiros. 😉

Mas aqui, sem dúvidas, o arquétipo escorpiano é de Scarlet Witch. Porque é bruxa, tem poderes incríveis que mexem com a cabeça de tofos – até mesmo de um deus como Thor. E um enorme e intenso super duper poder psíquico. Além disso, tudo é intenso com ela: ama ou deixa!

Por fim, penso no arquétipo virginiano para o Homem Formiga . Por sua capacidade de ficar pequenino e atacar em micro lugares, super específicos, e derrubar o oponente num detalhe. Mas quando precisa, se agiganta! A, e ele tem muito do arquétipo geminiano, falando pelos cotovelos e sendo um con man (trapaceiro).