Esse texto eu escrevi pensando na Dalila, a personagem astróloga a ativista cósmica que integra o meu novo universo fictício, e que fez uma ponta no meu romance de estreia Num Sofá de Bolinhas. E lembrei da Dalila porque ela é louca por rock! E foi graças a essa paixão (e o crush por um ídolo) que ela não só conheceu e estudou o universo da Astrologia, como mergulhou nele e encontrou sua missão.
Assim como ela, eu também adoro o quanto músicas e obras revelam como artistas captam, com suas antenas sensoriais e extrema sensibilidade, o que está vibrando no inconsciente coletivo – a Alma do Mundo – em uma determinada época.
E criam obras que traduzem lindamente isso!
Como é Under Pressure, escrita em 1981 por David Bowie e Freddy Mercury.
Ambos cantores/compositores têm em seus mapas astrais a conjunção (o encontro) de Plutão e Saturno, arquétipos que, assim combinados, nos indicam períodos de intensa e nuclear transformação, de escândalos e corrupção, quando uma grande coragem moral e ética precisa ser ativada em nós para que possamos dar conta das desafiantes tarefas e transformações que a vida impõe. Não porque ele causem isso, mas porque eles representam que as forças da vida que compõem o espírito (o padrão energético) deste tempo são essas.
Exatamente como a que vivemos agora – e, sim, temos a essa mesma conjunção aí no céu de 2020.
Pois entre 1981 e 1984, época em que o vírus da AIDS se tornava conhecido e mudava o mundo, essa combinação também estava ativada no céu e, ao constelar a mesma energia presente nos mapas/contratos cósmicos de ambos artistas, fez com que eles acabassem gerando essa música linda aí. Impossível não prender a respiração e senti-la vibrar em cada poro, pra depois esvaziar o peito. Né não?
“É o terror de saber
O que realmente é esse mundo
…
Porque o amor é uma palavra tão fora de moda
E o amor te desafia a se importar com
As pessoas na beira da noite
E o amor desafia você a mudar nosso modo de
Nos preocupar com nós mesmos
Esta é nossa última dança
Esta é nossa última dança
Isto somos nós mesmos
Sob pressão”
E olha que fascinante como essa música nasceu, como li em um livro sobre Bowie.
Era 1981, e Queen estava gravando em Montreux na Suíça. Bowie, que morava lá nessa mesma época, passou no estúdio pra dar um oi pra galera da banda. Ao chegar lá, convidaram o camaleônico cantor a fazer os vocais em uma música. Bowie não curtiu o resultado da faixa. E aí, começou a fazer uma jam em outra música chamada Feel Like. Que acabaria se tornando Under Pressure.
Sincronicidade é uma coisa linda, mesmo!
E hoje, outra vez sob a energia dessa mesma combinação que os arquétipos de Plutão e Saturno simbolizam, nos vemos mais uma vez combatendo um vírus que traz profunda transformação de comportamento e a promessa de mudar o mundo. Para melhor ou pior – o que vai depender das escolhas que coletivamente fizermos a partir de agora. E isso que nos faz sentir sob pressão, o peito apertado, o grito sufocado na garganta, e o peso do mundo nas costas. Tão tão sob pressão. Tão Under Pressure.
Imagem: Vek Lab, Unplash
Assine a minha lista e receba Drops de Inspiração no seu email uma vez por semana. Assuntos relevantes, links interessantes & outras inspirações para esses nossos dias! Quer receber? Preencha seu email abaixo, assine a lista e pronto!