A força que Júpiter simboliza é o entusiasmo que nasce na confiança da nossa conexão com essa força maior que está presente no cosmos e em nós. E que habita a sabedoria do coração, nossa consciência pessoal e a coletiva. Dessa confiança e crença interior, nos tornamos soberanos do céu (nossa consciência) e da Terra (nosso corpo). De nossas vidas, portanto.
São arquétipos de Júpiter o impulso da expansão, do crescimento, da magnitude, da elevação, do desenvolvimento de potencialidades. Da ampliação, da incorporação do que é externo, da abertura de novos horizonte físicos e também os mentais, da exploração, do avanço. Da abundância, da plenitude, da fortuna. Do otimismo, do entusiasmo, da providência. Da filosofia e da aspiração cultural. Do excesso. Da arrogância. Do orgulho. Da extravagância. Do mito de Zeus, o rei dos deuses do Olimpo.
ASSOCIAÇÕES COM JÚPITER
> A compreensão de que o divino não é uma força externa e separada de nós, mas uma consciência que nos habita e nos conecta à fonte de tudo no universo, nos faz acreditar nas orientações da alma e da vida. E impulsiona fazer escolhas confiantes em nós e no mundo. Com essa crença e conexão como bússola, nos inspiramos a expandir horizontes, explorar o mundo, evoluir, enfrentar o desconhecido, as tarefas e provas do caminho, com confiança, força, coragem e fé, em busca do que amplia a compreensão da nossa essência e jornada. E assim, amplia significado pra nós. O que a vida retribui com abertura de caminhos, oportunidades, possibilidades, prosperidade e abundância.
> Entusiasmo, palavra que tem sua raiz em entheos, habitado pelos deuses/o deus dentro de ti, é fruto da alegria e da exuberância do coração que está vivendo plena e confiantemente o seu caminho de significado. O seu propósito.
‘Um homem enxerga no mundo aquilo que ele carrega em seu coração.’
Goethe
> Quintas-feiras são dias dedicados à Júpiter, ou Zeus, o rei dos deuses na Mitologia grega. Do alto do Monte Olimpo, ele governa soberano o céu e a terra. E carregava raios como símbolo do seu poder de provocar inspiração repentina e nos entusiasmar a partilhar com o mundo a nossa verdade e a nossa história.
> Júpiter é a força que mostra que fomos programados pelo universo para acreditar. Gostemos ou não, nascemos assim.
PS: todo arquétipo planetário carrega ambas modulações feminina e masculina, independente do gênero da deidade que lhe dá nome. E também pode se manifestar/expressar tanto de forma positiva como problemática.
Imagem: Austin Schmid/Unplash