Post atualizado em Junho de 2020.
O arquétipo de Touro simboliza nossa conexão com a natureza e o universo dos sentidos. E ainda, o da administração dos recursos materiais. É o saber preservar com muito carinho e amor o que constrói, aquilo que se manifesta e se conquista.
Essa força é associada ao prazer sensorial – cor, sabor, música, textura, tudo que alimenta os sentidos. E o que faz florescer fértil e abundantemente o que se cultiva – interna e externamente. O que seu símbolo mostra: sejam as trompas de Falópio do útero ou os chifres de um touro, eles representam a capacidade abundante e fértil, a vontade firme e a obstinação amorosa em manifestar e materializar oque faz sentido.
Em excesso, essa força vira apego, teimosia, sofrimento, avareza. Pra encontrar seu ponto de equilíbrio, precisa ganhar consciência e integrar a força oposta à sua no eixo zodiacal, que é a escorpiana, na compreensão de que tudo é cíclico na vida e um dia chega ao fim. De que, tal qual acontece em toda a natureza, tudo precisa de constante renovação e transformação. E quanto mais desapegada ao resultado e ao acúmulo se é, maior poder se tem.

ARQUÉTIPOS DE TOURO
Touro é Terra Fixo. A força que dá forma, cultiva e cuida com carinho, consistência, constância e perseverança tudo o que dispõe e plantou, para que cresça com segurança, floresça abundante, inebrie os sentidos, e se sustente. São arquétipos seus:
>Deusa
> Hedonista
>Arquiteta
> Construtora
> Agricultora
> Restauranter
> Banqueira
> Midas/Miser
> Artista
> Lover
Sem a consciência e integração da força/arquétipo de Escorpião, a perseverança vira teimosia e o excesso de cuidado se torna apego. São arquétipos aqui:
> Avarenta
> Apegada
> Acumuladora
> Prostituta
Personagens da cultura pop com arquétipos de Touro


