Post atualizado em Junho de 2020.
O arquétipo de Peixes é associado ao sentir o todo e tudo, sem barreras. E assim, à compaixão. É a conexão com a alma do mundo, reino de todos os sentimentos comuns por nós compartilhados. Com o que é místico, o que transcende a lógica. E por isso recorre a imagens, sonhos, música, dança, a poesia e toda a forma de arte e à linguagem sutil e etérea pra se expressar. Pra se manifestar. Representa ainda a morada da imaginação, e o útero onde o novo hiberna e é gestado.
Em excesso, se perde na sensibilidade extrema. ra encontrar seu ponto de equilíbrio, precisa ganhar consciência e integrar a força oposta à sua no eixo zodiacal, que é a de Virgem, com a compreensão de está no plano mundano a sua tarefa de aperfeiçoamento pessoal e espiritual.

ARQUÉTIPOS DE PEIXES
Peixes é Água Mutável. Simboliza a força do transcender barreiras, da empatia, da compaixão, do amor universal que não diferencia. Do que é compartilhado entre todos. Do inconsciente coletivo. Da conexão com a alma do Mundo e tudo que lá está – a imaginação, a intuição, os sonhos, a música, a fotografia, o cinema e todas as artes. São arquétipos seus:
> Místico
> Ilusionista
> Samaritano
> Redentor
> Poeta
> Músico
> Dançarino
> Artista
> Sonhador
> Medium
> Devoto
Sem a consciência e integração da força/arquétipo de Virgem, o excesso de empatia, compaixão, sensibilidade e imaginação, se torna vitimismo, dramalhão, fuga da realidade, isolamento, devaneio, indecisão. São arquétipos aqui:
> Mártir
> Vítima
> Viciado/Addict
> Viajandão
Personagens da cultura pop com arquétipos de Peixes
