Sobre o passar do tempo: The Brown Sisters

sisters_nixon

Sou apaixonada por essa série de fotografias e pela temática absolutamente linda do projeto Nicholas Nixon: The Brown Sisters, um dos mais interessantes trabalhos a dialogar sobre o passar do tempo, os laços familiares e as relações humanas em retratos instigantes.

Em agosto de 1974, em um encontro familiar, o fotógrafo capturou uma imagem de sua esposa Bebe com as três irmãs. Insatisfeito com resultado, no ano seguinte repetiu a imagem, que acabou dando origem a esta série icônica de fotografias. Sempre alinhando na mesma ordem, com as irmãs Heather, Mimi, Bebe e Laurie dispostas da esquerda para a direita, e capturando a imagem sob luz natural, ele também utilizou  sempre o mesmo formato de foto .

Em 1999, a série reunindo as 25 primeiras imagens foi exposta no Moma (Museu de Arte Modernas)  em New York. Depois disso, esteve no  Harvard University’s Fogg Museum, no Museum of Fine Arts em Boston,  e na National Gallery of Art em Washington, para citar alguns. Pra quem estiver em New York até 4 de janeiro, coloca na agenda uma visita a essa mostra que estará no MOMA até 04 de janeiro, celebrando os 40 anos do projeto, reunindo as fotos feitas ano a ano ao longo destas quatro décadas.

Acima, a primeira imagem feita em 1975. Abaixo, a de 2011.

Acima, a primeira imagem feita por Nicholas Nixon em 1975. Abaixo, a de 2014.

Nixon, Nick

Nixon, Nick . 2014