Comportamento: o sexo importa, sim!

Que homens são de Marte e mulheres são de Vênus, quase todo mundo já ouviu, certo?  Se você, amigo testosterona ou amiga estrógena,  conhece mas discorda da tese em questão, sinto desapontá-lo com este post. Cada vez mais autores citam trabalhos e pesquisas científicas sobre comportamento que comprovam a tal teoria.  Como no livro que leio neste momento –  Why She Buys? (no Brasil,  Porque Elas Compram?)

Nele, a autora Bridget Brennan diz que pesquisas têm encontrado mais e mais evidências de que o cérebro funciona de forma diferente em testosteronas e estrógenas. E que tais diferenças impactam a forma como cada gênero vê o mundo – e,  assim, se comporta, compra, age, aprende, luta e processa informações e mensagens. O que as pesquisas comprovam a cultura pop já aponta há muito tempo. Um bom exemplo é a cena abaixo, do filme Grease, nos Tempos da Brilhantina.  Ele deixa bem claro como é radicalmente diferente a interpretação que testosteronas e estrógenas  fazem de um mesmíssimo  fato.  Olha só.

Outra figura que comprova o que eu digo é esta logo abaixo, que vi estampada em camisetas no Brasil , mundo afora e em diversas plataformas sociais, como o Facebook. Como diz a autora Bridgte Brennan, quando o assunto é comportamento, sex matters. Ou seja,  o sexo  importa, sim.  Faz toda a diferença se é um representante de Vênus ou de Marte que lhe conta uma história, monta uma estratégia ou simplesmente diz que lhe ama.

marte_venus

Texto de Agosto de 2012