Querida Lila,
Conheci um cara que representa tudo que eu quero de um homem. Tudo, mesmo! Vivemos dias de intenso romance!! Foi mágico! Mas enquanto eu moro no interior gaúcho, ele vive nas terras do Tio Sam!!! E aí, chegou a hora dele votar pra casa. Nunca nos prometemos nada e eu sempre soube que qualquer futuro era incerto. Mas me apaixonei e claro que e fiquei muito muuuito mal com o retorno dele. Ele diz que também viveu dias incríveis comigo, e que sou a mulher certa, mas no lugar errado. Isso só me deixa pior. Como lidar com esse sofrimento do meu coração partido?
Sofrendo Por Amor
Querida SPA,
Como escritora, presto muito atenção nas palavras que as pessoas usam em suas narrativas e descrições. Como alguém que trabalha com no business de energia e alma, redobro a atenção com o que é dito, falado, escrito. Porque as palavras têm um poder incrível de nos mostrar o que realmente há por trás delas. A escolha das palavras diz muito sobre o que se passa em nossas mentes.
Expliquei tudo isso pra falarmos sobre o que ele lhe disse.
Dizer que você é a pessoa certa no lugar errado me parece uma maneira diferente e sutil de dizer: foi lindo, amei cada minuto, mas acabou. Não vamos levar isso adiante. Pois se essa é a decisão dele, aceite. Aceite, mesmo, com todo o coração. Como dizem por aí: aceita que dói menos. Mas mais importante ainda, aceitar vau lhe ajuda a desapegar, a deixar ir. Algo imprescindível pra você agora. Porque, como explica o budismo, todo sofrimento é causado pelo apego. Desapegar, portanto, é o primeiro e mais importante passo para evitar e acabar com o sofrimento.
Quando nos apegamos a ideias, pessoas, o que for, o sofrimento é praticamente inevitável. Porque tudo muda o tempo inteiro no mundo. A vida é muita dinâmica e impermanente pra desejarmos permanência! E isso só nos faz sofrer. Muito. Ao lhe dizer o que disse, ele mesmo parece estar evitando o apego que traz sofrimento, diante da impossibilidade de um relacionamento por questões geográficas.
Como lidar com esse sofrimento?
Lendo sua mensagem, tudo indica que você se apega muito intensa e rapidamente às pessoas e às narrativas que cria em sua mente, o que complica um bocado envolvimentos casuais e temporários. Pra lidar com o sofrimento que isso traz, portanto, você precisa desapegar-se.
Desapegue da ideia que você criou na sua cabeça, essa idealização que você vem alimentando em sua mente. Deixar de stalkear, acompanhar cada passo e movimento dele nas redes sociais (o que acredito que estejas fazendo), por exemplo, pode ser um bom começo pra isso. Porque agir assim mantém o apego e só faz sofrer o dobro! Não ajuda nada! Desapegue e entregue pra vida, essa dinâmica e sábia força que nos conecta e conduz. Entregue e desapegue de resultados. Desapegue de querer controlar o que você não controla. O que é pra ser, será.
Desapegue.
Imagem: Cody Davis/Unplash
Todos os emails enviados ao Pergunta pra Lila se tornam propriedade desta coluna, e serão editados em tamanho, conteúdo, correção gramatical e clareza.